Reconhecimento Acadêmico

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DE RECONHECIMENTO DA AETAL

O Reconhecimento oferecido pela Aetal é uma afirmação de que a instituição de educação teológica cumpre com os padrões e diretrizes definidos neste documento. Mediante seu Programa de Reconhecimento, a Aetal busca ajudar as instituições a cumprirem sua própria missão. Reconhece instituições de educação teológica bem como seus programas.

A avaliação da qualidade educacional se realiza à luz da experiência acumulada pelas instituições que fazem parte da Aetal, de critérios acadêmicos exigidos pelos governos dos países do continente onde a Associação atua e de critérios educacionais formulados por especialistas em educação teológica nas regiões do mundo representadas pelo ICETE.

O Reconhecimento de uma instituição pela Aetal traz diversos benefícios para ela, seus alunos e a igreja, entre os quais estão os seguintes:

Para a instituição:

Prestígio pelo Reconhecimento de sua excelência geral e pela alta qualidade de seus programas.

Ajuda a instituição realizar uma autoavaliação global e abrangente.
Ajuda a estabelecer um padrão de melhoria contínua com a instituição trabalhando em equipe.

Para os alunos:

Inspira confiança na qualidade dos seus programas.

Após formados, é mais fácil ingressarem em programas acadêmicos mais avançados, em outras instituições, mesmo em outras partes do mundo.

Para a igreja:

Mostra confiança na qualidade da preparação que os alunos recebem.

  • Os parâmetros de qualidade apresentados neste documento se expressam em termos de padrões e diretrizes. Os padrões expressam as normas de qualidade que a Aetal requer de suas Instituições Reconhecidas e as diretrizes especificam os padrões e descrevem como acontece o cumprimento deles na prática.

Os padrões e diretrizes são de dois tipos: institucionais e de programas.

  1. Os padrões institucionais servem para avaliar a qualidade das instituições, considerando que o Reconhecimento é, antes de tudo, uma afirmação sobre um centro de formação teológica e ministerial visto como instituição. Estes padrões são a base para a avaliação dos propósitos da instituição e o cumprimento deles.
  2. Os padrões de programas servem para avaliar a qualidade de cada programa acadêmico que a instituição quer reconhecer.

O Reconhecimento de uma instituição envolve necessariamente o Reconhecimento de pelo menos um de seus programas, porém não necessariamente de todos eles. Se posteriormente desejar reconhecer um programa adicional, a instituição reconhecida não precisa se submeter a uma nova avaliação dos padrões institucionais; basta que o programa adicional seja avaliado diante dos padrões para programas do nível correspondente. Por sua vez, somente se reconhecem programas que fazem parte de Instituições Reconhecidas.

Os padrões e diretrizes da Aetal são neutros em relação à modalidade de ensino; se aplicam a instituições teológicas com modelos pedagógicos diferentes, sem pressupor um modelo em particular. Em termos gerais, o presente Manual classifica as diferentes modalidades de ensino em três categorias: presencial, semipresencial e não presencial.

MODALIDADE PRESENCIAL

I. Na modalidade presencial, o professor e os estudantes se envolvem em atividades de ensino e aprendizagem num mesmo lugar geográfico, seja no campus central de uma instituição, ou no polo ou em uma extensão.

  • Polo é uma instituição educacional que faz parte de uma rede dentro de uma denominação ou grupo de afinidade. Com frequência, essas instituições compartilham o currículo, mas trabalham de forma independente, com administração própria, orçamento, professores e recursos educacionais. O polo deve ser afiliado à Aetal e mostrar que cumpre com os padrões para ser reconhecido.
  • Diferentemente dos polos, a extensão não é uma instituição educacional independente, mas plenamente integrada e dependente dos processos e recursos administrativos, financeiros e acadêmicos da instituição teológica a que pertence. Para que participe do Reconhecimento da instituição teológica à qual pertence, a extensão deve estar preparada para demonstrar que cumpre com todos os padrões.


MODALIDADE NÃO PRESENCIAL

II. Na modalidade não presencial, também conhecida como educação a distância, o professor e os estudantes se envolvem com atividades de ensino e aprendizagem em lugares distintos. A educação on-line (também conhecida ou chamada de “educação virtual” ou “e-Learning”), é uma modalidade não presencial de educação e pode se estruturar de forma sincrônica ou não sincrônica. Isto inclui “Ensino remoto de emergência” (ERDE) e aprendizagem por videoconferência.

MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

III. Na modalidade semipresencial, também conhecida como “Blended Learning” ou “b-Learning”, se combinam aspectos das modalidades presencial e não presencial; alternam-se períodos de contato direto entre professores e estudantes (no campus central ou nas extensões) com períodos de estudo descentralizado e a distância.

As Instituições Reconhecidas ou em vias de obter o Reconhecimento, que oferecem instrução em diferentes modalidades, devem demonstrar evidência de qualidade comparável e de boas práticas em todas as modalidades oferecidas. Neste sentido, os padrões e diretrizes buscam promover e assegurar os mesmos níveis de qualidade, não importando o modelo utilizado pela instituição, ainda que a maneira de cumprir os requisitos e as evidências correspondentes possa variar conforme a modalidade.
O Reconhecimento de programas on-line, extensão e polos depende de seu cumprimento com os padrões que este Manual estabelece para assegurar a qualidade de seus serviços acadêmicos e estudantis, as práticas administrativas e financeiras, o corpo docente, o currículo, a infraestrutura física e tecnológica, entre outros aspectos. Além da visita à sede central, a Comissão de Reconhecimento da Aetal pode solicitar informação dos polos ou de extensão e/ou visitarem os centros para confirmar o cumprimento dos requisitos do Reconhecimento. Todo título reconhecido que um polo ou extensão ofereça deve indicar que o certificado é emitido “em cooperação com [o nome da instituição ou rede à qual pertence].

Os padrões institucionais e de programas da Aetal respeitam o direito de cada instituição definir sua missão e visão, e de elaborar programas educacionais próprios, em suas modalidades. Com base nesta afirmação é que os padrões e diretrizes serão aplicados, pois eles proporcionam critérios para a avaliação da instituição e para a análise de seus programas; a intenção será verificar se os programas educacionais e sua administração cumprem com o propósito definido pela própria instituição, além de avaliar se os recursos utilizados por ela são adequados e suficientes para receber o Reconhecimento da Aetal.

O processo de Reconhecimento da Aetal produzirá, pelo menos, dois importantes resultados:

capacitar a instituição a proceder a uma análise cuidadosa de si mesma em relação aos padrões de qualidade aprovados pela comunidade acadêmica evangélica representada na Aetal e, com base nisto, elaborar e executar um programa de desenvolvimento e de aperfeiçoamento; capacitar a instituição a demonstrar a adequação de seus serviços em relação aos padrões de qualidade reconhecidos ao redor do mundo, de maneira que a qualidade da preparação que oferece possa ser reconhecida e apreciada externamente e sua credibilidade assegurada diante da comunidade evangélica em geral.

Assim, o processo de Reconhecimento tem simultaneamente objetivos internos e externos: alcançar excelência educacional e estabelecer credibilidade para a instituição.

Comissão de Reconhecimento da Aetal.